Super interessante o documentário, por retratar depoimentos de pessoas que conheceram Drummond, e juntamente, mostrar depoimentos do prórpio, conferindo uma ideia a outra, tornando muito completo o que se passa por conteúdo do texto. Enfeitado com uma bela mesclagem de momentos, onde montou-se um agradável intervalo entre informação e poesia, e que não de momento, e sim de autor, é poesia da boa! Ótimo documentário professora, e mesmo dizendo que não queria isso de resposta, eu adorei muito!
Nesta homenagem feita a Carlos Drummond de Andrade, consegui perceber que ele é um grande orgulho para os brasileiros, e com as participações de Tom Jobin e do professor da USP Alcides Villaça, o documentário ganhou muito mais detalhes, com pontos importantes sobre a vida de Drummond, e inclusive uns trechos de uma reportagem feita para os seus 80 anos (na época), em que ele comenta coisas de sua juventude em uma cidade do interior de Minas, conta também que pessoas começaram a achar ele doido e ficavam contra ele de início, porém, quando descobriram que era uma pessoa como as outras, não mais o achava louco de tal modo. Carlos diz na reportagem, como fazia seus poemas, e achei muito importante a parte que ele diz que, precisava de inspiração e que se um certo momento ele não tinha mais vontade de escrever sobre aquilo, ele guardava, "até três meses" diz ele, pra depois pega-lo novamente e fazê-lo melhor ainda. Ele cita histórias que aconteceram em sua vida, e o que a poesia significa pra ele, que foi uma "libertação" de tal modo, pois ele se dizia muito tímido e então conseguiu deixar de lado essa timidez, escrevendo.
Esse documentário é muito bom, pois demonstra que Drumonnd através de seus poemas ele expressa os momentos de sua vida, o que ele sentia ele escrevia por isso que ele foi um autor consagrado e também serve para quem não ouvia falar dele um estimulo maior de ler seus poemas.
O documentário é maravilhoso, pois nos mostra o poeta pessoa, contando um pouco da sua vida, me surpreendeu ele ser um homem tímido.Drummond nos deixou uma grande riqueza, suas obras cheias de sentimentos, desabafos, nos fazem viajar no mundo maravilhoso da poesia,essas que eram feitas com o sentimento verdadeiro do poeta, com o coração, um jeito que só ele sabia escrever, de tal forma que até os dias de hoje suas obras são lembradas, sempre será um grande orgulho pra nós brasileiros.
O documentário é excelente, pois retrata a vida e obra de um grande escritor que é motivo de orgulho para a cultura brasileira. Drummond usa seus sentimentos e medos para construir suas obras. A timidez que para muitas pessoas é um grande problema e faz com que retraiam-se, para Drummond foi um recurso que fez com que ele se libertasse e conseguisse expor seus sentimentos em seus poemas. Suas obras vão ser para sempre lembradas pois retratam também a vida de muitos outras brasileiros, alguns que até mesmo acabam por se identificar com a infância do autor.
Realmente esse documentário é muito bom, pois nos relata um pouco como era a vida e a obra de Drummond, esses poemas com riqueza de interesse, um interesse real de um grande poeta que conseguia tirar proveito de sua timidez e transformar em poesia. Tudo isso nos revela a grande importância desse escritor para a poesia brasileira, justamente por seus poemas colaborarem de forma grandiosa tanto para os leitores ou para quem apenas ouve falar de suas obras, e é isso que o caracteriza, pois realmente pessoas se identificam com seus poemas.
Jardel nao conseguiu se increver, entao me colou o comentário no msn:
Carlos Drummond era um genio das letras. Ele fazia da uniao de sentimentos com ideias, pensadas muito alem dos nossos, ou de outras pessoas que ao tentar ler, nao ve sentido algum, mas ao tentarmos sentir, teremos varios sentidos em nossa cabeça, capazes as vezes, assim como as musicas, como as do que nos fala no documentario, sao capazes de dar algum tipo de rumo em nossas vidas. O documentario retratou o tamanho poder de suas letras, onde o grande Tom Jobim, outro mestre em que faz, demonstra sua admiraçao pelos trabalhos de Drummond, que com sua timidez fez seus sentimentos se montarem em super textos. Como disse o Tassotti, a uniao de relatos, informaçoes e poesias nos deu, ao assistirmos o documentario,um entendimento em sua obra, com sentidos ordenados entre cada cena, e texto exposto, e fez do documentario, um tesouro sobre a historia de um dos nossos maiores poetas brasileiros... Valeu professora!
Muito interessante esse vídeo mostra a história desse grande poeta brasileiro a sua simplicidade. Eu sempre o admirei como pessoa, mas olhando o vídeo parece que ficamos mais próximos e vendo a simplicidade ao mesmo tempo... Muito bacana... Também gostei da parte onde Drummond, descreve a sua vida em alguns trechos de seus poemas. Tirando a parte literária e indo para a sócio-política, fico com esperança de um Brasil melhor olhando esse cidadão com caráter e gênio forte em momentos difíceis da política no país não recuou, continuou com sua vida literária que encanta até hoje.
muito bom o documentario q relata a vida de drummond, um excelente poeta q possuia um ponto de vista ilimitado numa epoca em q se limitavam ao dinheiro
Carlos Drummond de Andrade, com sua fala de louco, nos mostrava que isso é que movia as suas ideias, ele fala da cidade dele com amor, com orgulho,e sendo para nós um orgulho nacional e como disseram que ele é o consenso nacional de escritor, um exemplo uma pessoa que o Brasil deveria se orgulhar ao dizer que é brasileiro, porque ele contribuiu e contribui fortemente para um crescimento cultural sobre o nosso país daquela época e como as coisa influenciaram o Brasil de agora. Ele fala que ele fez um processo de decoração interna, algo sem a intervenção da crença religiosa, algo que nós deveríamos fazer...nos decorar, nos purificar com nossas ideias e bons pensamentos..e também a nos expressar de formas sadias.
Drummond é sem dúvida, o maior poeta brasileiro contemporâneo. Dito como louco, pessimista e irônico, marcou a vida de várias pessoas com seus poemas. Como diz a apresentadora do documentário Leilane, " (...) é um dos nossos orgulhos nacionais.. " Ele escrevia mais com a razão do que com o sentimento e envolvia todos ao seu redor com seus poemas. Eu, particularmente, gostei muito do poema da pedra, porque muitos acham idiota, mas tem um valor sentimental enorme. Enfim, o documentário ficou muito bom.
É impressionante o modo como este documentário sobre Carlos Drummond de Andrade, assimilou a mim novas ideais e conceitos sobre ele. O documentário me passou a ideia de um Drummond no ''plural'', e jamais no ''singular''. Ao ler uma poesia de Drummond, percebemos quase que simultaneamente que ele absorve as angústias, dores, sofrimentos que estão dispersos no mundo baseados em acontecimentos, ou dores que são provenientes de pessoas a qual ele convive. A partir disso, ele monta uma crítica a pessoas da alta, a chamada aristocracia popular, para chamar a atenção sobre essas aflições no mundo. Ao passo que ele faz isso, vem a mente o pensamento de uma poesia pesada, triste, com certo grau de pessimismo, mas sem perder a esperança. Não, não é um paradoxo. Outra coisa a qual o poeta mencionou no documentário: para que fazer uma poesia feliz? A poesia ''triste'' de Drummond, geralmente é acolhida pelas pessoas que as lêem, pois nessas poesias, estão fatos na qual essas mesmas pessoas tenham enfrentado uma ou duas vezes na vida. Assim, seus leitores se identificam, e Drummond, acrescenta junto do pessimismo, quase que unido a ele, o fio da esperança, de que algum dia tudo possa melhorar. Acho isso incrível na poesia de Carlos Drummond e Andrade. Absorver as dores do mundo, mas ao mesmo tempo tentar deixar de pé a vontade de um dia abrir os olhos para um horizonte de calma e paz.
Muito bom o documentário, queria ter vivido na época dele, imagino como as pessoas reagiam diante a loucura dele hahaha. Ele tinha alguma relação com as palavras, uma inspiração fora do comum, conseguia encaixar as palavras de uma maneira fascinante. Amei, muito bom.
Carlos Drummond de Andrade,como disse no documentário é um dos nossos orgulhos nacionais,apesar de ter pessoas que não entendiam seus poemas ,mas como ele mesmo disse ele tentava ser uma pessoa normal em seu trabalho,foi uma pessoa humilde.Para entender as poesias nada melhor do que se imaginar vivendo naquela época ,ele conta também como fazia suas poesias,ele era um autor tímido como disse o Alcides Villaça.Ele falou que ‘tudo passa em um minuto’ ,concordo com ele pois temos que aproveitar cada minuto de nossas vidas,como se fosse o último.A explicação das poesias dele fica por conta do leitor como ele mesmo disse.
O documentário fala sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, e é uma bela homenagem a um dos maiores poetas que já existiram, se nunca tive-se lido um poema dele e visse o documentário, concerteza me interessaria em ler e aprender mais sobre ele e sua história, pois pelo que pude ver gostava de escrever sobre os momentos da sua vida, ou seja traduzia em poesia o que lhe estava acontecendo ou o que ele estava sentindo, e é por isso que na minha opinião ele consegue até hoje encantar inumeras pessoas, pois elas acabam se identificando com os seus poemas.
Carlos Drummond de Andrade orgulho dos brasileiros foi chamado de louco por pessoas que não entendiam suas poesias, onde ele revela os elementos fundamentais, momentos difíceis de uma vida. Trabalhou com sua timidez, mas revelou seu bom humor, revelou na entrevista que estar vivo é estar feliz e que a poesia é a explicação do mundo.O comentário é se grande valor por mostrar as poesias e a historia da vida do grande poeta e escritor.
O documentário mostra a história e a vida de Carlos Drummond de Andrade, podemos ver depoimentos de pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com o mesmo. São intercalados no documentário depoimentos de admiradores de Drummond e seus belos poemas. Acredito que teve um acréscimo muito grande para todos aqueles que viram no sentido de conhecer mais sobre a história de um grande escritor que foi Carlos Drummond De Andrade. Certamente é uma bela homenagem a este que foi um dos maiores poetas que já existiu.
Este vídeo em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, demostra a admiração sentida pelos brasileiros, pelo seu talento, sua facilidade em expressar com as palavras tudo o que queremos ouvir, não escrevendo coisas bonitas e melodramáticas, no entanto escrevendo coisas cotidianas e tristes, porém, esperançosas. Em fatos e poemas narrados, comentados e acrescentados por Tom Jobim, e Alcides Villaça (Professor da USP). Este documentário fez-me conhecer melhor Carlos Drummond de Andrade, o qual foi uma pessoa impar, que em tudo achava uma pontinha de esperança, mesmo que mínima. E que mesmo com um poema simplório como este " No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", consegue ser mágico e incomparável.
Documentário sobre Carlos Drummond de Andrade, onde relata sua vida, com pessoas que conheciam sua história de vida e que o admiravam como poeta. Considerado orgulho nacional, Drummond na época era taxado como louco, por expressar o que sentia e o que pensava sobre tudo. Ao passar do tempo, começaram a aceitar que o que ele escrevia era o que as pessoas precisavam ouvir, não o ‘feliz para sempre’, e sim a triste realidade, mas sem perder a esperança. Percebemos que em suas poesias, Drummond passa a angustia, o sofrimento, a dor, passa os sentimentos vividos por todos no cotidiano. E com isso as pessoas se identificam de certa maneira. Sua poesia não mostra um mundo perfeito, mostra as aflições da vida, mas com a esperança sempre presente, com isso, as pessoas sentem-se confortáveis ao ler seus poemas.
Carlos Drummond de Andrade era uma pessoa honesta, estudava muito, tinha uma ampla visão do que estava ao seu redor, sábio, um jeito único de fazer poesia. Talvez por ser assim, algumas pessoas não o entendiam, não entendiam que talvez ele possuísse um dom. Até que em um ponto da sua vida foi chamado de louco. Como vemos no documentário, gostava muito de escrever suas poesias queto, sozinho em sua casa que poucas pessoas tiveram o prazer de entrar, pois ele não se relacionava com muitas pessoas, mas as conversas no telefone duravam horas. Em uma de suas poesias citadas no vídeo, ele fala: "Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver". Concordo plenamente com Carlos, somente ele conseguia fazer poesia do seu modo, com amor e sentimento.
Esse vídeo fala da vida de Drummond, que era considerado um louco, mostra depoimentos dele mesmo e de quem o conheceu, ao mesmo tempo recitando poemas bem conhecidos dele como, por exemplo: Poema da Necessidade, No Meio Do Caminho, A Morte Do Leiteiro, mostrando que esse poeta foi um exemplo para os brasileiros de ontem, para os de hoje e os de amanhã também e porque não para o mundo. Ele será lembrado muito, muito tempo, e o seu legado irá durar para sempre. Fabio Pimentel.
O documentário fala sobre a vida e as obras poéticas de Carlos Drummond de Andrade. Suas poesias muitas vezes são tidas como pessimistas, mais como Drummond diz é esse pessimismo com esperança que identifica as pessoas a suas poesias, pois as faz de uma certa forma saberem que não foram as únicas a passarem por aquele momento, e de saber que pode haver uma solução para tão problema. A vida de Carlos Drummond de Andrade parece ter sido regida de muitas regras e segundo ele a poesia foi um meio que ele achou de se libertar de todas estas regras. Um ponto que eu achei interessante no documentário, foi o modo como Drummond falava, quando ele falava parecia recitar uma de suas poesias.
Carlos Drummond é concerteza um dos maiores escritores que o Brasil já teve. Esse vídeo que apresenta, não somente a vida do autor, mas parte de suas obras, devidamente trás uma excelente exibição da pessoa que foi Carlos Drummond de Andrade. Tom Jobim narra uma de suas obras, isso demonstra o grande escritor que foi Carlos.
Nesse documentário foi muito frisado o fato de Carlos Drummond de Andrade ser um símbolo de escritor, intelectual, letrado e grande poeta brasileiro. Ele publicou em 1930 “Patinho Feio” e daí por diante publicou várias obras, todas sempre de primeira qualidade. Mesmo sendo uma pessoa tímida Drummond desenvolveu a habilidade de trabalhar com a timidez; nunca a viu como um limite, mas tirava proveito poético dela. Mesmo sendo um poeta difícil de ser compreendido, Drummond conseguia entrar na vida das pessoas, pois encontrou traços em comum do homem moderno e soube expressá-los em suas obras. Podemos encontrar na poesia de Carlos todos os tipos de humores, no entanto, em cada época há uma variação. Diante da repressão sofrida por ele e por tantos outros brasileiros, tanto na idade adulta como na infância, a forma que Drummond encontrou de lutar foi com as palavras; sempre criticando a aristocracia. Drummond era um poeta pessimista que mostrava o otimismo. Uma pessoa feliz sufocada pela época em que viveu. Por meio da poesia ele achou uma maneira de expressar seus sentimentos e ao mesmo tempo consolar as pessoas que compartilham as mesmas tristezas. Carlos Drummond de Andrade era um gênio e a poesia o ensinou a viver. Nesse documentário uma frase dele me tocou de forma profunda e mostrou-me o foco principal de suas obras. “A poesia por si mesma é uma explicação do mundo. A explicação da poesia fica por conta de leitor e da sensibilidade deles.”
Bom,podemos ver no vídeo que ele Carlos Drummond de Andrade fala como escrevia seus poemas de onde vinha sua inspiração como vivia através de seus poemas com isso podemos ver que ele foi um dos maiores poetas brasileiro.Drummond escrevia relatando a realidade da vida de todos mas ressaltando que vidas são diferentes mas todas tem algo que Drummond relatou em seus poemas, podendo ver em um trecho em que um pessoa do Piaui se vê naquele poema e isso para ele era uma aprovação de que seu trabalho poderia ser um auxilio para um estranho,além de poemas profundos Drummond escrevia de sua vida no seu cotidiano com isso chegou a escrever o poema "A bunda,que engraçada" mostrando que ele sabia relatar muito bem de todas suas ideias. Sendo assim poder destacar que Drummond foi e sempre será um dos melhores poetas de sua época e de todas que viram.Bruna Lovato3º36
o documentário de Carlos Drummond de Andrade,era um homem talentoso não só em suas obras em sua vida inteira foi uma pessoa vitoriosa o povo brasileiro tinha orgulho muito orgulho dele,esse documentário mostra quem foi Drummond de verdade mostra a realidade que ele viveu em toda sua vida uma vida rígida que só o libertava era suas poesias ,e um de seus poemas que gostei foi o poema a pedra,e com esse encanto por ele que o Brasil tem que continuar por ele porque ele foi o melhor poeta brasileiro,emfim o documentário ficou muito bom e muito bem detalhado de suas histórias... e quem pensava que era um bobo nós mostra que estavam enganado porque você foi um vencedor
Documentário super interessante. Além de mostrar parte da vida de Drummond, também mostra como ele construía seus poemas: sempre dramáticos, envolvendo algum tipo de dor ou revelando algum desconforto da vida.
Documentário perfeito, que mostra a grandeza de Carlos Drummond de Andrade e a sua importância para a Literatura Brasileira. Em seus poemas, Drummond busca demonstrar esperança, tanto para si, quanto para seus leitores. Mostra que nos maiores momentos de dificuldades, existe um fio de esperança, mas que também pode ser mais um caminho espinhoso, sempre uma incógnita, significando que tanto a esperança quanto a desilusão, andam lado a lado. Drummond é um mestre em tocar e emocionar seus leitores, pois dá esperanças a estes e faz com que reflitam o assunto tratado em seus poemas.
Documentário explicando a vida desse grande escritor, desde sua infância regrada, criada por uma família religiosa até o seu auge, como escritor que fala da realidade, que escreve buscando ajuda, procurando esperança para superar as dificuldades, pois a época em que escrevia seus poemas era a época da Segunda Guerra Mundial. Também, falava dos problemas brasileiros, falava dos pobres, apesar de seus poemas serem elitistas, ou seja, eram destinados aos ricos, pois esperava que esta elite brasileira fizesse alguma coisa para ajudar a população pobre, entrando de novo no caso de Drummond buscar esperança em seus poemas. Grande poeta, simples e profundo.
Um documentário no qual foi possivel obtiver maior conhecimento deste grande escrito,me identifiquei com alguns de seus poemas onde falam da familia,do amor e etc...sendo possivel perceber que este escreve com os sentimento,neste documentario vi temas que abordava como a 2º guerra mundial a pobreza humana com demais assundos que são visivei até hoje,um escritor modernista que conquistou seu espaço ao longo de sua historia em todo Brasil.Então este documentário para mim foi muito importante pois pude fikar sabendo mais sobre este,e me ressaltou a vontade de ler seus poemas.
Documentário muito legal e instrutivo, conta sobre a vida dele e como ele se tornou o "mito" que ele é agora. Sempre ressaltando a pobreza e a violência. Seus poemas foram feitos na 2ª Guerra Mundial para a classe rica da sociedade, pois pensava que eles fariam algo pela população pobre para melhorar a situação, sempre buscando a esperança.
Professora... Este documentário foi um exelente mo de eu aprender,pois a cada instante que eu ia vendo o video fui me interessando pois me chamou a atenção tais caracteristicas deste ator,ele foi um grande escrito ainda sendo seus poemas são de tamanha realida,onde visa problemas.Espero que não só para mim mas para o outros venha ser tão bom quanto para mim.
O documentário retrata a vida dele a sua grande importância o perfeccionismo de seus poemas pois vinha de sua inspiração,o Brasil tem grande orgulho por ele ter sido um grande poeta escrevia seus poemas com sentimento,com o coração também relatava fatos de sua vida e traços profundos e ao mesmo tempo humilde sempre será lembrado tanto na literatura quanto na memória desses grandes amigos que tiveram oportunidade de conhece-lo mas que está presente hoje e sempre nos seus poemas
Como podemos conferir neste vídeo Carlos Drummond de Andrade produziu uma das obras mais significativas da poesia brasileira do século XX,um homem de talento em sua vida e suas obras e também foi um dos maiores poetas brasileiros ele escrevia sempre relatando a vida de todos eram e são diferentes mas todas tem algo que Drummond concluiu em seus poemas, podendo ver em onde fala trecho em que um pessoa se vê naquele poema e isso para ele era uma aprovação de que seu trabalho poderia ser uma ajuda para um estranho,além de seus poemas profundos ele escrevia sua vida diariamente ele passou a a ser um gênio da literatura escrevendo seus obras literárias e com tudo isso ele aprendeu a viver e com isso e muito mais das obras e história de vida de Drummond podemos concluir que ele é um dos melhores poetas dos últimos tempos e até hoje. Fernanda Freitas 3°36
O documentário relata a vida do autor Carlos Drummond de Andrade, nos mostra o quão grande é o orgulho do povo brasileiro para com esse grande autor. Nos mostra também que a timidez de Drummond fez com que ele se libertasse e assim pudesse expressar em seus poemas, seus sentimentos e a realidade que ele estava vivendo no momento. Na época foi inclusive, taxado como louco, por falar tudo com tanta clareza e por expor seus sentimentos e ideias. Hoje com certeza, ele é consagrado e muitas pessoas independente de idade, conseguem se identificar com alguns de seus poemas retratando a própria vida.
Nesta homenagem a Carlos Drummond de Andrade feita a mais de 20 anos atrás, é incrível o quanto ele é genioso, esplêndido, um grande poeta, como a própria apresentadora diz: Um orgulho nacional. Em suas poesias, ele fala da inspiração, e o quanto isso era importante pra ele compor, não sabia que até ele fazia suas poesias e as olhava depois de alguns meses guardados e se dizia: - Fui eu quem escreveu isso?! Não é possível. Ta muito ruim! Veja, até Carlos Drummond de Andrade não fazia poemas perfeitos de primeira, e isso é fascinante, pois ele fazia, e usava a sua razão mais a emoção nos poemas, mas a razão depois de feito, e a emoção na hora da inspiração. Era um homem tímido, e usava essa timidez como um modo de fazer as suas poesias. Drummond sabia como ninguém passar a imagem de sua dor e sofrimento para seus leitores e com isso somos sem querer “engolidos” pela história, pela poesia. Ele diz que as vezes vem uma idéia na sua cabeça do nada, e não há com ele um lápis nem um papel, e aquilo voa e nunca mais volta. Então fico pensando: imagina se essas idéias virassem poesias? Seriam melhores? Não sei, só sei que Carlos Drummond de Andrade é uma pessoa bem humorada, mas tímida, era feliz apenas por estar vivo, e diz que há mais de 1000 definições para a palavras poesia, e ele não usa nenhuma, o que é poesia? Bem, isso eu deixo por conta do leitor disse Carlos Drummond de Andrade. Cassiano Junior 3º36
Ótimo documentário, pois retrata a vida de Carlos D. de Andrade um grande poeta brasileiro, com depoimentos de pessoas que conviveram com ele na época e com depoimentos do próprio, contando sua história e comentado suas obras. Drummond tinha uma timidez incomparável, ele deixou uma grande riqueza, suas obras. Com sentimentos, desabafos, onde os quais nos fazem pensar e viajar pelo mundo da poesia. E quem pensava que este homem era um louco, se enganou. Pois é o melhor poeta brasileiro.
Nesse documentário Carlos Drummond fala sobre sua cidade natal Itabira relatando como uma cidade tranquila mas por outro lado monótona. Ele pedia alguma inquietação, o que a vida lhe deu em Belo Horizonte e no Rio, porém guardava saudades de Itabira. Drummond tem uma visão incrível da vida e seu percurso através do tempo ao dizer: "Eu me lembro de coisas de minha infância como se tivesse passado ontem, então chego a conclusão que tudo passa em 1 minuto mesmo... só olhando para trás e ver que foi rápido, não dá pra sentir a idade". É possível observar o quanto ele conhecia o ser humano e seus sentimentos, dizendo que os interesses evoluem referindo-se a natureza íntima, pois segundo ele dentro de nós há várias estações sucessivas fazendo com que não saibamos o que sentiremos amanhã. É interessante ver que Drummond questionava os costumes rígidos da epóca, do catolicismo que segundo ele "Enchiam sua cabeça de porcaria". "Era um mundo diferente" disse ele. Também afirma que no fundo sua poesia foi um processo de depuração interna, dando graças a depuração que a poesia fez nele, afirmando que vomitou tudo isso na poesia, ou seja a rigidez da época.
"Como todo o bom tímido ele prefere o encanto, a sombra, o lugar oculto (...)o Drummond é um poeta até certo ponto difícil, mas quando entra na vida de alguém não sai mais (...)". Dizendo essas palavras Alcides Villaça, professor da USP, consegue retratar de uma forma simples Carlos Drummond de Andrade,esse que é considerado até os dias atuais um dos maiores escritores brasileiros. Em seus poemas pregava o surrealismo, o pessimismo, problematizava a vida e os acontecimentos do mundo e oferecia ao leitor memórias da sua infância. O documentário relata de uma forma envolvente a vida, a obra de Drummond, nos convida a viajar junto dele, a refletir, a interpretar suas poucas palavras que dizem muito.
Mais um que nao consegue professora... Esse é o comentário colado do Kaue Copatti
kaue diz: Concordo plenamente com a Aline, o quanto é incrivel a forma em que mudamos de visão sobre os poemas de Drummond, onde antes achava eu, um pessimismo interno, onde ele visava pegar suas dores, e acalma-las abrindo-as ao povo, publicando elas com suas poesias. Mas na verdade, ele usou muito as dores do mundo, junto às dele claro, para que em todo poema, cada um identificasse um pouco de si, e então com todo poema, chamar a atenção e obter a admiração das pessoas sobre ele. Baita marketing eu diria. Interessante também a mesclagem de depoimentos e poesias, onde se encaixam perfeitamente uns e os outros, onde os sentimentos e fatos sao contados, com poesias e depoimentos, claramente sem se faltar com a verdade, pois são coisas que se encaixam perfeitamente. Carlos Drummond era um genio da literatura brasileira, pelo fato de à qualquer um que tente, consegue entender de alguma forma, seja da sua maneira erronia, ou seja da maneira correta, ou de qualquer outra, interpretando como melhor os convem, aplicando um pouco de si, a cada trecho lido, dessas obras de arte das letras, pelo sentimento dessa obra de arte do país, que é Carlos Drummond de Andrade.... Muito obrigado pelo comentario professora, foi ótimo mesmo!
Excelente documentário, relatando a vida de Carlos Drummond de Andrade. O que trouxe-me um enlace maior foi os comentários e os poemas narrados por Alcides Villaça e Tom Jobim, demostrando o carinho e simpatia que as pessoas tinham e tem por esse escritor muito importante para a Literatura Brasileira. Em suas obras, problematiza a vida e os acontecimentos do mundo, oferecendo ao leitor as memórias da infância e a experiência do homem moderno na grande cidade, questionando o próprio fazer poético, obra madura e de maior expressão do lirismo social modernista. Na obra A Rosa do Povo, onde estudamos na escolas percebemos que é escrita dentro dos acontecimentos do mundo, pois é escrita quando os horrores da 2ª Guerra Mundial angustiam a humanidade, considerada como uma tradução de uma época sombria,onde o autor capta o sentimento, as dores, e a agonia de seu tempo. Nos poemas dentre essa época da 2ª Guerra Mundia o Carlos Drummond sempre relata uma esperança simbolizada pela flor. No poema A Flor e A Náusea em um trecho percebemos plenamente que ele sempre está em busca de uma esperança, "Uma flor nasceu na rua!" indica que mesmo em meio de tantos destroços há uma esperança. Este poeta, cronista,contista,ensaísta, tradutor e adorável por todos nos deixa-me uma mensagem: Devo seguir, nunca desistir, pois sempre existe uma esperança na vida.
Parabéns a todos os que postaram aqui, no blog, ou por e mail. Os comentários de vocês foram "maduros" e conscientes. Nada melhor do que poder ver que vocês estão entendendo e percebendo a Literatura como a expressão de vida de todos nós.
conta como era a vida de Drummond , e mostra alguns de seus poemas
ResponderExcluirSuper interessante o documentário, por retratar depoimentos de pessoas que conheceram Drummond, e juntamente, mostrar depoimentos do prórpio, conferindo uma ideia a outra, tornando muito completo o que se passa por conteúdo do texto. Enfeitado com uma bela mesclagem de momentos, onde montou-se um agradável intervalo entre informação e poesia, e que não de momento, e sim de autor, é poesia da boa!
ResponderExcluirÓtimo documentário professora, e mesmo dizendo que não queria isso de resposta, eu adorei muito!
Nesta homenagem feita a Carlos Drummond de Andrade, consegui perceber que ele é um grande orgulho para os brasileiros, e com as participações de Tom Jobin e do professor da USP Alcides Villaça, o documentário ganhou muito mais detalhes, com pontos importantes sobre a vida de Drummond, e inclusive uns trechos de uma reportagem feita para os seus 80 anos (na época), em que ele comenta coisas de sua juventude em uma cidade do interior de Minas, conta também que pessoas começaram a achar ele doido e ficavam contra ele de início, porém, quando descobriram que era uma pessoa como as outras, não mais o achava louco de tal modo. Carlos diz na reportagem, como fazia seus poemas, e achei muito importante a parte que ele diz que, precisava de inspiração e que se um certo momento ele não tinha mais vontade de escrever sobre aquilo, ele guardava, "até três meses" diz ele, pra depois pega-lo novamente e fazê-lo melhor ainda. Ele cita histórias que aconteceram em sua vida, e o que a poesia significa pra ele, que foi uma "libertação" de tal modo, pois ele se dizia muito tímido e então conseguiu deixar de lado essa timidez, escrevendo.
ResponderExcluirEsse documentário é muito bom, pois demonstra que Drumonnd através de seus poemas ele expressa os momentos de sua vida, o que ele sentia ele escrevia por isso que ele foi um autor consagrado e também serve para quem não ouvia falar dele um estimulo maior de ler seus poemas.
ResponderExcluirO documentário é maravilhoso, pois nos mostra o poeta pessoa, contando um pouco da sua vida, me surpreendeu ele ser um homem tímido.Drummond nos deixou uma grande riqueza, suas obras cheias de sentimentos, desabafos, nos fazem viajar no mundo maravilhoso da poesia,essas que eram feitas com o sentimento verdadeiro do poeta, com o coração, um jeito que só ele sabia escrever, de tal forma que até os dias de hoje suas obras são lembradas, sempre será um grande orgulho pra nós brasileiros.
ResponderExcluirO documentário é excelente, pois retrata a vida e obra de um grande escritor que é motivo de orgulho para a cultura brasileira. Drummond usa seus sentimentos e medos para construir suas obras. A timidez que para muitas pessoas é um grande problema e faz com que retraiam-se, para Drummond foi um recurso que fez com que ele se libertasse e conseguisse expor seus sentimentos em seus poemas. Suas obras vão ser para sempre lembradas pois retratam também a vida de muitos outras brasileiros, alguns que até mesmo acabam por se identificar com a infância do autor.
ResponderExcluirRealmente esse documentário é muito bom, pois nos relata um pouco como era a vida e a obra de Drummond, esses poemas com riqueza de interesse, um interesse real de um grande poeta que conseguia tirar proveito de sua timidez e transformar em poesia. Tudo isso nos revela a grande importância desse escritor para a poesia brasileira, justamente por seus poemas colaborarem de forma grandiosa tanto para os leitores ou para quem apenas ouve falar de suas obras, e é isso que o caracteriza, pois realmente pessoas se identificam com seus poemas.
ResponderExcluirJardel nao conseguiu se increver, entao me colou o comentário no msn:
ResponderExcluirCarlos Drummond era um genio das letras. Ele fazia da uniao de sentimentos com ideias, pensadas muito alem dos nossos, ou de outras pessoas que ao tentar ler, nao ve sentido algum, mas ao tentarmos sentir, teremos varios sentidos em nossa cabeça, capazes as vezes, assim como as musicas, como as do que nos fala no documentario, sao capazes de dar algum tipo de rumo em nossas vidas. O documentario retratou o tamanho poder de suas letras, onde o grande Tom Jobim, outro mestre em que faz, demonstra sua admiraçao pelos trabalhos de Drummond, que com sua timidez fez seus sentimentos se montarem em super textos.
Como disse o Tassotti, a uniao de relatos, informaçoes e poesias nos deu, ao assistirmos o documentario,um entendimento em sua obra, com sentidos ordenados entre cada cena, e texto exposto, e fez do documentario, um tesouro sobre a historia de um dos nossos maiores poetas brasileiros...
Valeu professora!
Muito interessante esse vídeo mostra a história desse grande poeta brasileiro a sua simplicidade. Eu sempre o admirei como pessoa, mas olhando o vídeo parece que ficamos mais próximos e vendo a simplicidade ao mesmo tempo... Muito bacana...
ResponderExcluirTambém gostei da parte onde Drummond, descreve a sua vida em alguns trechos de seus poemas.
Tirando a parte literária e indo para a sócio-política, fico com esperança de um Brasil melhor olhando esse cidadão com caráter e gênio forte em momentos difíceis da política no país não recuou, continuou com sua vida literária que encanta até hoje.
muito bom o documentario q relata a vida de drummond, um excelente poeta q possuia um ponto de vista ilimitado numa epoca em q se limitavam ao dinheiro
ResponderExcluirCarlos Drummond de Andrade, com sua fala de louco, nos mostrava que isso é que movia as suas ideias, ele fala da cidade dele com amor, com orgulho,e sendo para nós um orgulho nacional e como disseram que ele é o consenso nacional de escritor, um exemplo uma pessoa que o Brasil deveria se orgulhar ao dizer que é brasileiro, porque ele contribuiu e contribui fortemente para um crescimento cultural sobre o nosso país daquela época e como as coisa influenciaram o Brasil de agora. Ele fala que ele fez um processo de decoração interna, algo sem a intervenção da crença religiosa, algo que nós deveríamos fazer...nos decorar, nos purificar com nossas ideias e bons pensamentos..e também a nos expressar de formas sadias.
ResponderExcluirDrummond é sem dúvida, o maior poeta brasileiro contemporâneo. Dito como louco, pessimista e irônico, marcou a vida de várias pessoas com seus poemas. Como diz a apresentadora do documentário Leilane, " (...) é um dos nossos orgulhos nacionais.. " Ele escrevia mais com a razão do que com o sentimento e envolvia todos ao seu redor com seus poemas. Eu, particularmente, gostei muito do poema da pedra, porque muitos acham idiota, mas tem um valor sentimental enorme. Enfim, o documentário ficou muito bom.
ResponderExcluirÉ impressionante o modo como este documentário sobre Carlos Drummond de Andrade, assimilou a mim novas ideais e conceitos sobre ele. O documentário me passou a ideia de um Drummond no ''plural'', e jamais no ''singular''. Ao ler uma poesia de Drummond, percebemos quase que simultaneamente que ele absorve as angústias, dores, sofrimentos que estão dispersos no mundo baseados em acontecimentos, ou dores que são provenientes de pessoas a qual ele convive. A partir disso, ele monta uma crítica a pessoas da alta, a chamada aristocracia popular, para chamar a atenção sobre essas aflições no mundo. Ao passo que ele faz isso, vem a mente o pensamento de uma poesia pesada, triste, com certo grau de pessimismo, mas sem perder a esperança. Não, não é um paradoxo. Outra coisa a qual o poeta mencionou no documentário: para que fazer uma poesia feliz? A poesia ''triste'' de Drummond, geralmente é acolhida pelas pessoas que as lêem, pois nessas poesias, estão fatos na qual essas mesmas pessoas tenham enfrentado uma ou duas vezes na vida. Assim, seus leitores se identificam, e Drummond, acrescenta junto do pessimismo, quase que unido a ele, o fio da esperança, de que algum dia tudo possa melhorar. Acho isso incrível na poesia de Carlos Drummond e Andrade. Absorver as dores do mundo, mas ao mesmo tempo tentar deixar de pé a vontade de um dia abrir os olhos para um horizonte de calma e paz.
ResponderExcluirMuito bom o documentário, queria ter vivido na época dele, imagino como as pessoas reagiam diante a loucura dele hahaha. Ele tinha alguma relação com as palavras, uma inspiração fora do comum, conseguia encaixar as palavras de uma maneira fascinante. Amei, muito bom.
ResponderExcluirCarlos Drummond de Andrade,como disse no documentário é um dos nossos orgulhos nacionais,apesar de ter pessoas que não entendiam seus poemas ,mas como ele mesmo disse ele tentava ser uma pessoa normal em seu trabalho,foi uma pessoa humilde.Para entender as poesias nada melhor do que se imaginar vivendo naquela época ,ele conta também como fazia suas poesias,ele era um autor tímido como disse o Alcides Villaça.Ele falou que ‘tudo passa em um minuto’ ,concordo com ele pois temos que aproveitar cada minuto de nossas vidas,como se fosse o último.A explicação das poesias dele fica por conta do leitor como ele mesmo disse.
ResponderExcluirO documentário fala sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, e é uma bela homenagem a um dos maiores poetas que já existiram, se nunca tive-se lido um poema dele e visse o documentário, concerteza me interessaria em ler e aprender mais sobre ele e sua história, pois pelo que pude ver gostava de escrever sobre os momentos da sua vida, ou seja traduzia em poesia o que lhe estava acontecendo ou o que ele estava sentindo, e é por isso que na minha opinião ele consegue até hoje encantar inumeras pessoas, pois elas acabam se identificando com os seus poemas.
ResponderExcluirCarlos Drummond de Andrade orgulho dos brasileiros foi chamado de louco por pessoas que não entendiam suas poesias, onde ele revela os elementos fundamentais, momentos difíceis de uma vida. Trabalhou com sua timidez, mas revelou seu bom humor, revelou na entrevista que estar vivo é estar feliz e que a poesia é a explicação do mundo.O comentário é se grande valor por mostrar as poesias e a historia da vida do grande poeta e escritor.
ResponderExcluirO documentário mostra a história e a vida de Carlos Drummond de Andrade, podemos ver depoimentos de pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com o mesmo. São intercalados no documentário depoimentos de admiradores de Drummond e seus belos poemas.
ResponderExcluirAcredito que teve um acréscimo muito grande para todos aqueles que viram no sentido de conhecer mais sobre a história de um grande escritor que foi Carlos Drummond De Andrade.
Certamente é uma bela homenagem a este que foi um dos maiores poetas que já existiu.
Este vídeo em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, demostra a admiração sentida pelos brasileiros, pelo seu talento, sua facilidade em expressar com as palavras tudo o que queremos ouvir, não escrevendo coisas bonitas e melodramáticas, no entanto escrevendo coisas cotidianas e tristes, porém, esperançosas. Em fatos e poemas narrados, comentados e acrescentados por Tom Jobim, e Alcides Villaça (Professor da USP).
ResponderExcluirEste documentário fez-me conhecer melhor Carlos Drummond de Andrade, o qual foi uma pessoa impar, que em tudo achava uma pontinha de esperança, mesmo que mínima. E que mesmo com um poema simplório como este " No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", consegue ser mágico e incomparável.
Documentário sobre Carlos Drummond de Andrade, onde relata sua vida, com pessoas que conheciam sua história de vida e que o admiravam como poeta. Considerado orgulho nacional, Drummond na época era taxado como louco, por expressar o que sentia e o que pensava sobre tudo. Ao passar do tempo, começaram a aceitar que o que ele escrevia era o que as pessoas precisavam ouvir, não o ‘feliz para sempre’, e sim a triste realidade, mas sem perder a esperança.
ResponderExcluirPercebemos que em suas poesias, Drummond passa a angustia, o sofrimento, a dor, passa os sentimentos vividos por todos no cotidiano. E com isso as pessoas se identificam de certa maneira. Sua poesia não mostra um mundo perfeito, mostra as aflições da vida, mas com a esperança sempre presente, com isso, as pessoas sentem-se confortáveis ao ler seus poemas.
Carlos Drummond de Andrade era uma pessoa honesta, estudava muito, tinha uma ampla visão do que estava ao seu redor, sábio, um jeito único de fazer poesia. Talvez por ser assim, algumas pessoas não o entendiam, não entendiam que talvez ele possuísse um dom. Até que em um ponto da sua vida foi chamado de louco. Como vemos no documentário, gostava muito de escrever suas poesias queto, sozinho em sua casa que poucas pessoas tiveram o prazer de entrar, pois ele não se relacionava com muitas pessoas, mas as conversas no telefone duravam horas. Em uma de suas poesias citadas no vídeo, ele fala: "Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver". Concordo plenamente com Carlos, somente ele conseguia fazer poesia do seu modo, com amor e sentimento.
ResponderExcluirEsse vídeo fala da vida de Drummond, que era considerado um louco, mostra depoimentos dele mesmo e de quem o conheceu, ao mesmo tempo recitando poemas bem conhecidos dele como, por exemplo: Poema da Necessidade, No Meio Do Caminho, A Morte Do Leiteiro, mostrando que esse poeta foi um exemplo para os brasileiros de ontem, para os de hoje e os de amanhã também e porque não para o mundo. Ele será lembrado muito, muito tempo, e o seu legado irá durar para sempre.
ResponderExcluirFabio Pimentel.
O documentário fala sobre a vida e as obras poéticas de Carlos Drummond de Andrade.
ResponderExcluirSuas poesias muitas vezes são tidas como pessimistas, mais como Drummond diz é esse pessimismo com esperança que identifica as pessoas a suas poesias, pois as faz de uma certa forma saberem que não foram as únicas a passarem por aquele momento, e de saber que pode haver uma solução para tão problema.
A vida de Carlos Drummond de Andrade parece ter sido regida de muitas regras e segundo ele a poesia foi um meio que ele achou de se libertar de todas estas regras.
Um ponto que eu achei interessante no documentário, foi o modo como Drummond falava, quando ele falava parecia recitar uma de suas poesias.
Carlos Drummond é concerteza um dos maiores escritores que o Brasil já teve. Esse vídeo que apresenta, não somente a vida do autor, mas parte de suas obras, devidamente trás uma excelente exibição da pessoa que foi Carlos Drummond de Andrade. Tom Jobim narra uma de suas obras, isso demonstra o grande escritor que foi Carlos.
ResponderExcluirNesse documentário foi muito frisado o fato de Carlos Drummond de Andrade ser um símbolo de escritor, intelectual, letrado e grande poeta brasileiro. Ele publicou em 1930 “Patinho Feio” e daí por diante publicou várias obras, todas sempre de primeira qualidade. Mesmo sendo uma pessoa tímida Drummond desenvolveu a habilidade de trabalhar com a timidez; nunca a viu como um limite, mas tirava proveito poético dela. Mesmo sendo um poeta difícil de ser compreendido, Drummond conseguia entrar na vida das pessoas, pois encontrou traços em comum do homem moderno e soube expressá-los em suas obras.
ResponderExcluirPodemos encontrar na poesia de Carlos todos os tipos de humores, no entanto, em cada época há uma variação. Diante da repressão sofrida por ele e por tantos outros brasileiros, tanto na idade adulta como na infância, a forma que Drummond encontrou de lutar foi com as palavras; sempre criticando a aristocracia.
Drummond era um poeta pessimista que mostrava o otimismo. Uma pessoa feliz sufocada pela época em que viveu. Por meio da poesia ele achou uma maneira de expressar seus sentimentos e ao mesmo tempo consolar as pessoas que compartilham as mesmas tristezas.
Carlos Drummond de Andrade era um gênio e a poesia o ensinou a viver. Nesse documentário uma frase dele me tocou de forma profunda e mostrou-me o foco principal de suas obras.
“A poesia por si mesma é uma explicação do mundo. A explicação da poesia fica por conta de leitor e da sensibilidade deles.”
Bom,podemos ver no vídeo que ele Carlos Drummond de Andrade fala como escrevia seus poemas de onde vinha sua inspiração como vivia através de seus poemas com isso podemos ver que ele foi um dos maiores poetas brasileiro.Drummond escrevia relatando a realidade da vida de todos mas ressaltando que vidas são diferentes mas todas tem algo que Drummond relatou em seus poemas, podendo ver em um trecho em que um pessoa do Piaui se vê naquele poema e isso para ele era uma aprovação de que seu trabalho poderia ser um auxilio para um estranho,além de poemas profundos Drummond escrevia de sua vida no seu cotidiano com isso chegou a escrever o poema "A bunda,que engraçada" mostrando que ele sabia relatar muito bem de todas suas ideias. Sendo assim poder destacar que Drummond foi e sempre será um dos melhores poetas de sua época e de todas que viram.Bruna Lovato3º36
ResponderExcluiro documentário de Carlos Drummond de Andrade,era um homem talentoso não só em suas obras em sua vida inteira foi uma pessoa vitoriosa o povo brasileiro tinha orgulho muito orgulho dele,esse documentário mostra quem foi Drummond de verdade mostra a realidade que ele viveu em toda sua vida uma vida rígida que só o libertava era suas poesias ,e um de seus poemas que gostei foi o poema a pedra,e com esse encanto por ele que o Brasil tem que continuar por ele porque ele foi o melhor poeta brasileiro,emfim o documentário ficou muito bom e muito bem detalhado de suas histórias... e quem pensava que era um bobo nós mostra que estavam enganado porque você foi um vencedor
ResponderExcluirDocumentário super interessante. Além de mostrar parte da vida de Drummond, também mostra como ele construía seus poemas: sempre dramáticos, envolvendo algum tipo de dor ou revelando algum desconforto da vida.
ResponderExcluirDocumentário perfeito, que mostra a grandeza de Carlos Drummond de Andrade e a sua importância para a Literatura Brasileira. Em seus poemas, Drummond busca demonstrar esperança, tanto para si, quanto para seus leitores. Mostra que nos maiores momentos de dificuldades, existe um fio de esperança, mas que também pode ser mais um caminho espinhoso, sempre uma incógnita, significando que tanto a esperança quanto a desilusão, andam lado a lado. Drummond é um mestre em tocar e emocionar seus leitores, pois dá esperanças a estes e faz com que reflitam o assunto tratado em seus poemas.
ResponderExcluirDocumentário explicando a vida desse grande escritor, desde sua infância regrada, criada por uma família religiosa até o seu auge, como escritor que fala da realidade, que escreve buscando ajuda, procurando esperança para superar as dificuldades, pois a época em que escrevia seus poemas era a época da Segunda Guerra Mundial. Também, falava dos problemas brasileiros, falava dos pobres, apesar de seus poemas serem elitistas, ou seja, eram destinados aos ricos, pois esperava que esta elite brasileira fizesse alguma coisa para ajudar a população pobre, entrando de novo no caso de Drummond buscar esperança em seus poemas. Grande poeta, simples e profundo.
ResponderExcluirUm documentário no qual foi possivel obtiver maior conhecimento deste grande escrito,me identifiquei com alguns de seus poemas onde falam da familia,do amor e etc...sendo possivel perceber que este escreve com os sentimento,neste documentario vi temas que abordava como a 2º guerra mundial a pobreza humana com demais assundos que são visivei até hoje,um escritor modernista que conquistou seu espaço ao longo de sua historia em todo Brasil.Então este documentário para mim foi muito importante pois pude fikar sabendo mais sobre este,e me ressaltou a vontade de ler seus poemas.
ResponderExcluirDocumentário muito legal e instrutivo, conta sobre a vida dele e como ele se tornou o "mito" que ele é agora. Sempre ressaltando a pobreza e a violência. Seus poemas foram feitos na 2ª Guerra Mundial para a classe rica da sociedade, pois pensava que eles fariam algo pela população pobre para melhorar a situação, sempre buscando a esperança.
ResponderExcluirProfessora...
ResponderExcluirEste documentário foi um exelente mo de eu aprender,pois a cada instante que eu ia vendo o video fui me interessando pois me chamou a atenção tais caracteristicas deste ator,ele foi um grande escrito ainda sendo seus poemas são de tamanha realida,onde visa problemas.Espero que não só para mim mas para o outros venha ser tão bom quanto para mim.
O documentário retrata a vida dele a sua grande importância o perfeccionismo de seus poemas pois vinha de sua inspiração,o Brasil tem grande orgulho por ele ter sido um grande poeta escrevia seus poemas com sentimento,com o coração também relatava fatos de sua vida e traços profundos e ao mesmo tempo humilde sempre será lembrado tanto na literatura quanto na memória desses grandes amigos que tiveram oportunidade de conhece-lo mas que está presente hoje e sempre nos seus poemas
ResponderExcluirComo podemos conferir neste vídeo Carlos Drummond de Andrade produziu uma das obras mais significativas da poesia brasileira do século XX,um homem de talento em sua vida e suas obras e também foi um dos maiores poetas brasileiros ele escrevia sempre relatando a vida de todos eram e são diferentes mas todas tem algo que Drummond concluiu em seus poemas, podendo ver em onde fala trecho em que um pessoa se vê naquele poema e isso para ele era uma aprovação de que seu trabalho poderia ser uma ajuda para um estranho,além de seus poemas profundos ele escrevia sua vida diariamente ele passou a a ser um gênio da literatura escrevendo seus obras literárias e com tudo isso ele aprendeu a viver e com isso e muito mais das obras e história de vida de Drummond podemos concluir que ele é um dos melhores poetas dos últimos tempos e até hoje. Fernanda Freitas 3°36
ResponderExcluirO documentário relata a vida do autor Carlos Drummond de Andrade, nos mostra o quão grande é o orgulho do povo brasileiro para com esse grande autor. Nos mostra também que a timidez de Drummond fez com que ele se libertasse e assim pudesse expressar em seus poemas, seus sentimentos e a realidade que ele estava vivendo no momento. Na época foi inclusive, taxado como louco, por falar tudo com tanta clareza e por expor seus sentimentos e ideias. Hoje com certeza, ele é consagrado e muitas pessoas independente de idade, conseguem se identificar com alguns de seus poemas retratando a própria vida.
ResponderExcluirNesta homenagem a Carlos Drummond de Andrade feita a mais de 20 anos atrás, é incrível o quanto ele é genioso, esplêndido, um grande poeta, como a própria apresentadora diz: Um orgulho nacional.
ResponderExcluirEm suas poesias, ele fala da inspiração, e o quanto isso era importante pra ele compor, não sabia que até ele fazia suas poesias e as olhava depois de alguns meses guardados e se dizia: - Fui eu quem escreveu isso?! Não é possível. Ta muito ruim!
Veja, até Carlos Drummond de Andrade não fazia poemas perfeitos de primeira, e isso é fascinante, pois ele fazia, e usava a sua razão mais a emoção nos poemas, mas a razão depois de feito, e a emoção na hora da inspiração.
Era um homem tímido, e usava essa timidez como um modo de fazer as suas poesias.
Drummond sabia como ninguém passar a imagem de sua dor e sofrimento para seus leitores e com isso somos sem querer “engolidos” pela história, pela poesia.
Ele diz que as vezes vem uma idéia na sua cabeça do nada, e não há com ele um lápis nem um papel, e aquilo voa e nunca mais volta.
Então fico pensando: imagina se essas idéias virassem poesias? Seriam melhores? Não sei, só sei que Carlos Drummond de Andrade é uma pessoa bem humorada, mas tímida, era feliz apenas por estar vivo, e diz que há mais de 1000 definições para a palavras poesia, e ele não usa nenhuma, o que é poesia? Bem, isso eu deixo por conta do leitor disse Carlos Drummond de Andrade.
Cassiano Junior 3º36
Ótimo documentário, pois retrata a vida de Carlos D. de Andrade um grande poeta brasileiro, com depoimentos de pessoas que conviveram com ele na época e com depoimentos do próprio, contando sua história e comentado suas obras. Drummond tinha uma timidez incomparável, ele deixou uma grande riqueza, suas obras. Com sentimentos, desabafos, onde os quais nos fazem pensar e viajar pelo mundo da poesia.
ResponderExcluirE quem pensava que este homem era um louco, se enganou. Pois é o melhor poeta brasileiro.
Nesse documentário Carlos Drummond fala sobre sua cidade natal Itabira relatando como uma cidade tranquila mas por outro lado monótona. Ele pedia alguma inquietação, o que a vida lhe deu em Belo Horizonte e no Rio, porém guardava saudades de Itabira.
ResponderExcluirDrummond tem uma visão incrível da vida e seu percurso através do tempo ao dizer: "Eu me lembro de coisas de minha infância como se tivesse passado ontem, então chego a conclusão que tudo passa em 1 minuto mesmo... só olhando para trás e ver que foi rápido, não dá pra sentir a idade". É possível observar o quanto ele conhecia o ser humano e seus sentimentos, dizendo que os interesses evoluem referindo-se a natureza íntima, pois segundo ele dentro de nós há várias estações sucessivas fazendo com que não saibamos o que sentiremos amanhã.
É interessante ver que Drummond questionava os costumes rígidos da epóca, do catolicismo que segundo ele "Enchiam sua cabeça de porcaria". "Era um mundo diferente" disse ele. Também afirma que no fundo sua poesia foi um processo de depuração interna, dando graças a depuração que a poesia fez nele, afirmando que vomitou tudo isso na poesia, ou seja a rigidez da época.
Waléria 3º37
"Como todo o bom tímido ele prefere o encanto, a sombra, o lugar oculto (...)o Drummond é um poeta até certo ponto difícil, mas quando entra na vida de alguém não sai mais (...)". Dizendo essas palavras Alcides Villaça, professor da USP, consegue retratar de uma forma simples Carlos Drummond de Andrade,esse que é considerado até os dias atuais um dos maiores escritores brasileiros.
ResponderExcluirEm seus poemas pregava o surrealismo, o pessimismo, problematizava a vida e os acontecimentos do mundo e oferecia ao leitor memórias da sua infância.
O documentário relata de uma forma envolvente a vida, a obra de Drummond, nos convida a viajar junto dele, a refletir, a interpretar suas poucas palavras que dizem muito.
Mais um que nao consegue professora...
ResponderExcluirEsse é o comentário colado do Kaue Copatti
kaue diz:
Concordo plenamente com a Aline, o quanto é incrivel a forma em que mudamos de visão sobre os poemas de Drummond, onde antes achava eu, um pessimismo interno, onde ele visava pegar suas dores, e acalma-las abrindo-as ao povo, publicando elas com suas poesias. Mas na verdade, ele usou muito as dores do mundo, junto às dele claro, para que em todo poema, cada um identificasse um pouco de si, e então com todo poema, chamar a atenção e obter a admiração das pessoas sobre ele. Baita marketing eu diria. Interessante também a mesclagem de depoimentos e poesias, onde se encaixam perfeitamente uns e os outros, onde os sentimentos e fatos sao contados, com poesias e depoimentos, claramente sem se faltar com a verdade, pois são coisas que se encaixam perfeitamente.
Carlos Drummond era um genio da literatura brasileira, pelo fato de à qualquer um que tente, consegue entender de alguma forma, seja da sua maneira erronia, ou seja da maneira correta, ou de qualquer outra, interpretando como melhor os convem, aplicando um pouco de si, a cada trecho lido, dessas obras de arte das letras, pelo sentimento dessa obra de arte do país, que é Carlos Drummond de Andrade....
Muito obrigado pelo comentario professora, foi ótimo mesmo!
Excelente documentário, relatando a vida de Carlos Drummond de Andrade. O que trouxe-me um enlace maior foi os comentários e os poemas narrados por Alcides Villaça e Tom Jobim, demostrando o carinho e simpatia que as pessoas tinham e tem por esse escritor muito importante para a Literatura Brasileira.
ResponderExcluirEm suas obras, problematiza a vida e os acontecimentos do mundo, oferecendo ao leitor as memórias da infância e a experiência do homem moderno na grande cidade, questionando o próprio fazer poético, obra madura e de maior expressão do lirismo social modernista.
Na obra A Rosa do Povo, onde estudamos na escolas percebemos que é escrita dentro dos acontecimentos do mundo, pois é escrita quando os horrores da 2ª Guerra Mundial angustiam a humanidade, considerada como uma tradução de uma época sombria,onde o autor capta o sentimento, as dores, e a agonia de seu tempo. Nos poemas dentre essa época da 2ª Guerra Mundia o Carlos Drummond sempre relata uma esperança simbolizada pela flor. No poema A Flor e A Náusea em um trecho percebemos plenamente que ele sempre está em busca de uma esperança, "Uma flor nasceu na rua!" indica que mesmo em meio de tantos destroços há uma esperança. Este poeta, cronista,contista,ensaísta, tradutor e adorável por todos nos deixa-me uma mensagem: Devo seguir, nunca desistir, pois sempre existe uma esperança na vida.
Parabéns a todos os que postaram aqui, no blog, ou por e mail.
ResponderExcluirOs comentários de vocês foram "maduros" e conscientes.
Nada melhor do que poder ver que vocês estão entendendo e percebendo a Literatura como a expressão de vida de todos nós.